Telefônica diz que problemas no Speedy foram causados por hackers

Telefônica diz que problemas no Speedy foram causados por hackers

0 Flares 0 Flares ×

A Telefônica divulgou um comunicado nesta quinta-feira (09/04/2009) em que afirma que os problemas na conexão à Internet enfrentados por alguns de seus clientes desde o começo desta semana ocorreram devido a ataques de hackers aos seus servidores.

Os ataques têm como objetivo desestabilizar os servidores DNS (Servidor de Nome de Domínio, em português). Esses servidores têm a função de um mapa da Internet: quando o internauta acessa um site o servidor converte o comando em um código numérico chamado endereço IP. Sem o DNS, o usuário não consegue entrar no site que está tentando acessar.

A Telefônica afirma que os serviços de comunicação e rede de dados corporativos e de suporte a serviços públicos não estão sendo afetados. A empresa disse ainda que não deve haver problemas em serviços de mensagens instantâneas e de trocas de arquivos em redes conhecidas como Peer-2-Peer, ou P2P.

A Telefônica informou ainda que também está investigando os ataques a seus servidores e que está trabalhando para normalizar o funcionamento do serviço o mais rapidamente possível.

Estas ações externas caracterizam-se pela criação artificial de um número elevado de solicitações simultâneas aos servidores DNS. Esta ação intencional visa esgotar a capacidade dos servidores e fazer com que as solicitações artificiais concorram com as solicitações legítimas, gerando as dificuldades de navegação em páginas de internet (portais, websites etc).

Em comunicado a Telefônica diz lamentar o transtorno causado aos seus clientes e informa que está empreendendo todos os esforços para normalizar a operação de sua rede o mais rapidamente possível. A empresa informa ainda que está formalmente comunicando os fatos às autoridades constituídas no sentido de investigar a autoria e motivação destas ações e tomar as medidas que forem cabíveis.

Fonte – Redação Terra

6 de setembro de 2010 / Sem categoria

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

Nenhum comentário até o momento.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×