Usando papel de parede em suas planilhas do Excel

Usando papel de parede em suas planilhas do Excel

0 Flares 0 Flares ×

No Excel 2007 ou 2010, é possível incluir uma imagem como plano de fundo da planilha. Para isso, basta ir á guia Layout da Página, clicar no botão Plano de Fundo e indicar a imagem desejada. A figura, qualquer que seja ela, ocupa toda a extensão da planilha, repetindo-se lado a lado como um ladrilho. Até aí, nenhuma novidade. O que espanta alguns usuários é saber que não é possível imprimir esse papel de parede agregado à planilha. Na verdade, esse recurso é apenas um item de visualização, destinado a tornar mais agradável a leitura do documento na tela. Mas também é possível criar no Excel um plano de fundo capaz de ser impresso. Só que exige um pouco mais de trabalho. Em vez de usar o recurso Plano de Fundo, a solução nesse caso é aplicar um cabeçalho. Veja como.

adicionar-imagem-fundo-excel

1. Insira o cabeçalho
Abra a planilha na qual deseja inserir uma imagem de fundo. Na guia Inserir, clique no botão Cabeçalho e Rodapé. Abre-se a área de cabeçalho. Clique nela à esquerda, embaixo da palavra “Cabeçalho”. Agora, clique no botão Imagem. Surge a caixa de diálogo Inserir Imagem. Nela, selecione o arquivo desejado e acione o botão Inserir. No cabeçalho, aparece a expressão &[Imagem]. Ela indica que a figura será posicionada ali.

2. Mais trabalho no 2007
No Excel 2010, já vêm marcadas por padrão as opções Dimensionar com Documento e Alinhar a Margens da Página. Isso resolve tudo. Na 2007, depois de inserir a figura, ainda é necessário clicar em Formatar Imagem. Abre-se uma janela com esse mesmo nome. Aí, deve-se definir o tamanho da imagem na página, o que pode ser feito de dois modos. Um, dando valores para a altura e a largura. O outro, fixando uma escala – por exemplo, 20% do tamanho original da foto.

3. Para visualizar
Tarefa concluída. Agora você pode imprimir a planilha com a imagem de fundo. Mas observe um detalhe importante: você não vê ao mesmo tempo o conteúdo da planilha e a imagem inserida no cabeçalho, a não ser no modo Layout da Página. A troca entre os modos de visualização pode ser feita na guia Exibição. Lá, clique em Layout da Página ou em Normal.

4. Escolha bem a imagem
Outra observação. Use como plano de fundo uma imagem que não prejudique a leitura das informações contidas na planilha. Uma boa opção, por exemplo, é usar uma paisagem que exiba uma área de cor suave – por exemplo, um céu azul – sobre a qual os dados sejam exibidos e fiquem fáceis de ler. Se a imagem que casa bem com o conteúdo do gráfico é um pouco escura, há uma solução. Clique em Formatar Imagem na guia Ferramentas de Cabeçalho e Rodapé. Abra a aba Imagem e, em Cor, escolha Desbotado. Clique em OK para fechar

12 de janeiro de 2014 / Dicas

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

Nenhum comentário até o momento.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×